quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Carta relatando como ocorreu o encontro no dia 14.11.2010

Caros companheiros e companheiras Em Busca da Paz!

É com muita alegria que nós, Tonho, Ismael, Carlos Henrique e Neiva, Samuel e Carine, Paulinho, Tiago e Dom Irineu nos encontramos hoje, dia 14 de novembro de 2010, para conviver, relembrar e celebrar nossas vidas. Certamente, considerando toda a movimentação anterior a este encontro, não estivemos sozinhos, pois cada um e cada uma de vocês foi lembrado(a) e suas ausências sentidas e compreendidas.
Nosso encontro não foi de três dias, como inicialmente havíamos proposto, mas sim um belo dia de domingo entre amigos. Iniciamos com a celebração tradicional do Mosteiro, presidida por Dom Irineu. Posteriormente fizemos uma partilha de nossas atuais realizações e caminhos percorridos, desde os tempos do EBP, passando pelos cursos de graduação, casamentos, filhos, mudanças de cidade e até de país.
Depois do almoço, seguimos conversando a partir de três perspectivas: o que foi o Em Busca da Paz na minha vida? Como tenho vivenciado atualmente a mística da paz? O que podemos traçar como perspectiva futura no trabalho pela paz?
Foi unânime a afirmação quanto à importância do Em Busca da Paz na vida de todos(as). Ouvimos relatos dos motivos que nos uniram em torno desta causa e o desejo de cada um de se mobilizar novamente de alguma forma, levando em consideração as distâncias, falta de tempo e atividades diversas de todos(as).
Ficou clara a existência de laços muito fortes e de uma mística que nos cativa até hoje: a construção da paz à luz da espiritualidade cristã. Assim, a exemplo da mobilização que se teve em torno deste encontro, que através da internet se conseguiu contatar um bom número de pessoas, decidimos por constituir uma rede virtual, de pessoas que se disponibilizam em, pelo menos uma vez por mês, rezar pela paz.
Assim (re)surge o “Em Busca da Paz – rede de orantes pela paz”. Através da assessoria de Dom Irineu, teremos, a partir do dia 1º de janeiro de 2011, uma carta mensal escrita por ele, propondo um tema e uma oração a ser refletida e rezada por cada um de nós. Outros desdobramentos, como a instituição de um dia por mês para orações/reflexões sintonizadas, ou encontros entre algumas pessoas, serão consequência livre e possível. Mas de início, pensamos em garantir o mínimo, o simples, o essencial, dentro de nossas atuais possibilidades.
Para viabilizar a divulgação desta carta mensal e de nossos contatos, usaremos o blog elaborado pelo Carlos Henrique para mobilização deste primeiro encontro (http://embuscadapaz2010.blogspot.com/). Além do blog, vamos criar uma forma de cadastro de emails daqueles que quiserem receber a carta e se conectar nesta rede.
Felizes pelo reencontro e confiantes em nossa capacidade e vontade de se (re)conectar em busca da paz, enviamos nosso carinhoso abraço a todos(as).
Paz!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário